home CA | portal UFPEL
IAD Instituto de Artes e Design
conceitual design
licenciatura em música

currículo do curso

necessidade de horas para integralização do curso

formação específica
constituída pelas disciplinas obrigatórias
que são ofertadas em cada semestre
 2856h 90,78%   90h 200h  2,86%  6,36%  100% 3146h
formação complementar
formada pelas atividades complementares
de ensino, pesquisa e extensão (ver tabelas)

formação livre
composta por disciplinas ofertadas pelos
cursos de música e por outros cursos da UFPEL
que podem ser escolhidas durante a matrícula

total de horas do curso
Clique nos semestres para ver as disciplinas, ementas e pré-requisitos:

1º semestre
Teoria Musical e Percepção Auditiva I (4h/4c) 0140004
A disciplina visa desenvolver aptidões musicais tanto teóricas quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um sólido aporte teórico.
Pré-requisitos: não há.


História da Música I (2h/2c) 0590037
A disciplina pretende capacitar o aluno para compreender e refletir sobre aspectos estilísticos, históricos e musicológicos da produção musical desde as músicas primitivas ocidentais e não-ocidentais até a música medieval européia.
Pré-requisitos: não há.


Laboratório Coral I (2h/2c) 0140177
Espaço interdisciplinar para produção e estudo de arranjos vocais para música popular.
Pré-requisitos: não há.


Instrumento Principal I - Teclado/piano (2h/2c) 0140178
A disciplina organiza-se pela utilização de pressupostos teórico-práticos com vista a propiciar ao aluno a consciência da postura, da posição da mão, da utilização do peso de braço e dissociação muscular necessárias a uma adequada execução pianística. Propiciar a experiência de percepção sonora e rítmica através do teclado introduzindo a leitura em pauta dupla.
Pré-requisitos: não há.


Instrumento Principal I – Canto (2h/2c) 0140179
Reconhecimento e utilização do instrumento vocal. Considerações preliminares sobre tipos de respiração e ressonância, articulação e postura. Repertório variado abrangendo o erudito e o popular.
Pré-requisitos: não há.


Instrumento Principal I – Violão (2h/2c) 0140181
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência e a capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades nos seguintes tópicos, todos voltados ao violão: a estrutura física do instrumento, suas partes, funcionamento, ajustes e manutenção; técnicas de afinação; postura corporal; técnica instrumental; a questão das unhas; desenvolvimento da sonoridade; leitura melódica e à primeira vista na primeira posição; repertório para primeiro e segundo anos de violão.
Pré-requisitos: não há.


Instrumento Suplementar I (Violão ou Piano) (2h/2c) 0140285
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência e a capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades nos seguintes tópicos, todos voltados ao violão ou ao piano: técnicas de afinação; postura corporal; técnica instrumental elementar; princípios de digitação e dedilhados; uso das unhas; desenvolvimento da sonoridade; montagem de acordes nas primeiras posições; leitura melódica na primeira posição; padrões rítmicos para acompanhamento.
Situação: Obrigatória aos alunos do Instrumento Principal Canto
Pré-requisitos: não há.


Técnica Vocal I (2h/2c) 0140182
A disciplina caracteriza-se em fornecer ao aluno um embasamento técnico vocal, que envolve respiração, apoio, relaxamento muscular e exercícios progressivos de vocalização. Possibilitando ainda leituras e discussões sobre os assuntos abordados pela disciplina
Situação: Obrigatória (aos alunos do Instrumento Principal Piano e Violão)
Pré-requisitos: não há.


Expressão Corporal (2h/2c) 0140183
Atividades Práticas que instrumentalizam para o manejo e percepção do corpo em relação ao espaço pessoal, parcial e total – global.
Pré-requisitos: não há.


Fundamentos Psicológicos da Educação (4h/4c) 0360245
Tem como objetivo estudar aspectos psicológicos – evolutivos, cognitivos e afetivos – disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos educacionais de sua futura prática profissional. A abordagem desses aspectos psicológicos será realizada a partir de sua interface com as outras áreas de conhecimento, historicamente contextualizados.
Pré-requisitos: não há.

2º semestre
Teoria Musical e Percepção Auditiva II (4h/4c) 0140184
A disciplina visa desenvolver aptidões musicais tanto teóricas quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um sólido aporte teórico.
Pré-requisitos: Teoria Musical e Percepção Auditiva I


História da Música II (2h/2c) 0590124
A disciplina pretende capacitar o aluno para compreender e refletir sobre aspectos estilísticos, históricos e musicológicos da produção musical do Renascimento e Barroco europeu.
Pré-requisitos: História da Música I


Laboratório Coral II (2h/2c) 0140185
Espaço interdisciplinar para produção e estudo da música vocal dos períodos Barroco, Clássico e Romântico.
Pré-requisitos: Laboratório Coral I


Instrumento Principal II – Teclado/Piano (2h/2c) 0140186
A disciplina caracteriza-se por abordar a leitura e execução musical a partir de diversos pontos referenciais na pauta e no teclado abrangendo diferentes tonalidades; e dar subsídios técnicos e interpretativos para uma adequada execução ao teclado.
Pré-requisitos: Instrumento Principal I – Teclado/Piano


Instrumento Principal II – Canto (2h/2c) 0140187
Estudo progressivo e metódico do processo respiratório, do apoio vocal, da articulação e postura. Repertório variado abrangendo o erudito e o popular.
Pré-requisitos: Instrumento Principal I – Canto


Instrumento Principal II – Violão (2h/2c) 0140189
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência e a capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades nos seguintes tópicos, todos voltados ao violão: a estrutura física do instrumento, suas partes, funcionamento, ajustes e manutenção; técnicas de afinação; postura corporal; técnica instrumental; a questão das unhas; desenvolvimento da sonoridade; leitura melódica e à primeira vista na segunda posição; repertório para primeiro e segundo anos de violão.
Pré-requisitos: Instrumento Principal I – Violão


Instrumento Principal Suplementar II (Violão ou Piano) (2h/2c) 0140287
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência e a capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades nos seguintes tópicos, todos voltados ao instrumento: técnicas de afinação; postura corporal; técnica instrumental elementar; princípios de digitação e dedilhados; uso das unhas; desenvolvimento da sonoridade; montagem de acordes nas primeiras posições; leitura melódica na segunda posição; padrões rítmicos para acompanhamento; acordes cifrados para acompanhamento; sistemas de notação de acordes.
Situação: Obrigatória (aos alunos do Instrumento Principal Canto)
Pré-requisitos: Instrumento Principal Suplementar I (Violão ou Piano)


Técnica Vocal II (2h/2c) 0140190
A disciplina caracteriza-se por fornecer ao aluno um embasamento técnico vocal, que envolve respiração, apoio, relaxamento muscular e exercícios progressivos de vocalização. Possibilitando ainda leituras e discussões sobre os assuntos abordados pela disciplina.
Situação: Obrigatória (aos alunos do Instrumento Principal Piano e Violão)
Pré-requisitos: Técnica Vocal I


Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação (4h/4c) 0360246
Tem como objetivo estudar os pressupostos metodológicos, filosóficos, antropológicos, econômicos, político-institucionais e sociológicos de forma "interdisciplinar", centrando-os na perspectiva de possibilitar aos alunos aquisição progressiva de sensibilidade e competência para compreender e conceituar a realidade educacional em geral e, particularmente, a escola e suas relações constitutivas mais imediatas. Espera-se que os alunos desenvolvam maior capacidade de agir no meio em que vivem com perspectiva histórica mais elaborada.
Pré-requisitos: não há


Orientação e Prática Pedagógico-Musical I (4h/4c) 0140191
Prática de Ensino – Educação Infantil. Inserção na realidade educacional de estágio para observação, diagnóstico, planejamento, execução e avaliação da proposta didático pedagógica, em consenso com o campo de estágio. Possibilitando uma visão dos vários significados e representações que a música constrói dentro e fora da escola. Subseqüente prática pedagógica orientada seguida de relatório de etapas.
Pré-requisitos: não há


Fundamentos da Educação Musical I (2h/2c) 0140200
A disciplina estrutura-se na análise da educação musical no Brasil e em outros países, principais métodos e propostas. No estudo e análise das propostas para o ensino de Música, contidos na LDB nos diferentes níveis de ensino.
Pré-requisitos: TMPA II
3º semestre
Teoria Musical e Percepção Auditiva III (4h/4c) 0140192
A disciplina visa desenvolver aptidões musicais tanto teóricas quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um sólido aporte teórico.
Pré-requisitos: Teoria Musical e Percepção Auditiva II


História da Música III (2h/2c) 0590125
A disciplina pretende capacitar o aluno para compreender e refletir sobre aspectos estilísticos, históricos e musicológicos da produção musical clássica e romântica ocidental.
Pré-requisitos: História da Música II


Laboratório Coral III (2h/2c) 0140193
Espaço interdisciplinar voltado à produção e estudo da música coral Contemporânea.
Pré-requisitos: Laboratório Coral II


Instrumento Principal III – Teclado/Piano (2h/2c) 0140194
A disciplina propicia a capacitação para realizar acompanhamento simples a melodias dadas ou criadas por ele, bem como improvisar conforme sua aquisição de conhecimentos teórico-técnicos.
Pré-requisitos: Instrumento Principal II – Teclado/Piano


Instrumento Principal III - Canto (2h/2c) 0140195
Aprimoramento de exercícios de relaxamento muscular, dinâmica da respiração, articulação e vocalização. Repertório variado abrangendo o erudito e o popular.
Pré-requisitos: Instrumento Principal II - Canto


Instrumento Principal III – Violão (2h/2c) 0140197
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência e a capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades nos seguintes tópicos, todos voltados ao violão: a estrutura física do instrumento, suas partes, funcionamento, ajustes e manutenção; técnicas de afinação; postura corporal; técnica instrumental; a questão das unhas; desenvolvimento da sonoridade; leitura melódica e à primeira vista na terceira posição; repertório para segundo e terceiro anos de violão; escalas, ligados, traslados e arpejos; princípios de digitação e dedilhados; ataque com e sem apoio da mão direita.
Pré-requisitos:
Instrumento Principal II – Violão

Instrumento Suplementar III (Violão ou Piano) (2h/2c) 0140289
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência e a capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades nos seguintes tópicos, todos voltados ao violão e/ou piano: técnicas de afinação; postura corporal; técnica instrumental elementar; princípios de digitação e dedilhados; uso das unhas; desenvolvimento da sonoridade; montagem de acordes nas posições mais altas; leitura melódica na terceira posição; padrões rítmicos para acompanhamento; sistemas de notação de acordes; noções de harmonia funcional; harmonização de canções; análise e desenvolvimento harmônico; didática e emprego do instrumento como apoio harmônico em cursos de musicalização infantil. Ler e executar no teclado repertório de canções com diferentes ritmos e tipos de acompanhamento através da leitura de cifras e acordes simples e complexos.
Situação: Obrigatória para alunos de Instrumento Principal - Canto
Pré-requisitos: Instrumento Suplementar II – (Violão ou Piano)


Técnica Vocal III (2h/2c) 0140149
Estudo dos aparelhos respiratório, fonador e ressonador. Propriocepção do instrumento vocal. Impostação vocal. Relaxamento e tonicidade muscular. Exercícios progressivos e metódicos de relaxamento, respiração, articulação e ressonância. Vocalização e utilização de método de canto. Introdução ao repertório erudito através do estudo de árias antigas presentes na coleção Parisotti.
Situação: Obrigatória para alunos de Instrumento Principal - Piano e Violão
Pré-requisitos: Técnica Vocal II


Orientação e Prática Pedagógico-Musical II (4h/4c) 0140199
Prática de Ensino Fundamental – 1º e 2º / 3º e 4º ciclos: Inserção na realidade educacional de estágio para observação, diagnóstico, planejamento, execução e avaliação da proposta didático pedagógica, em consenso com o campo de estágio. Subseqüente prática pedagógica orientada seguida de relatório de etapa.
Pré-requisitos: Orientação e Prática Pedagógico-Musical I


Fundamentos da Educação Musical II (2h/2c) 0140205
A disciplina estrutura-se na análise da educação musical no Brasil e em outros países, principais métodos e propostas. Discute aspectos relativos à formação do professor, as competências necessárias, processos formais e não-formais de aprendizagem e avaliação. Realiza uma introdução aos estudos curriculares para o ensino de música.
Pré-requisitos: Fundamentos da Educação Musical I


Teoria e Prática Pedagógica (4h/4c) 0350011
Reconhecer, analisar e debater os sentidos e as representações sociais de escola; a organização administrativa e pedagógica da Escola Básica; as relações escolares; as teorias de currículo; o currículo como artefato social, cultural e histórico e como campo de lutas; a importância do projeto político-pedagógico na escola e suas formas de elaboração, implementação e avaliação; os tipos de planejamentos educacionais e de ensino; as teorias e práticas da avaliação escolar; a sala de aula como espaço multicultural, de socialização, experiências, conflitos e aprendizagens múltiplas.
Pré-requisitos: Fundamentos Psicológicos da Educação
4º semestre
Teoria Musical e Percepção Auditiva IV (4h/4c) 0140151
A disciplina visa desenvolver aptidões musicais tanto teóricas quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um sólido aporte teórico.
Pré-requisitos: Teoria Musical e Percepção Auditiva III


História da Música IV (2h/2c) 0590127
A disciplina pretende capacitar o aluno para compreender e refletir sobre aspectos estilísticos, históricos e musicológicos da produção musical ocidental do século XX e contemporânea.
Pré-requisitos: História da Música III


Laboratório Coral IV (2h/2c) 0140152
Espaço interdisciplinar para produção e estudo da música vocal histórica abrangendo os períodos da Idade Média e Renascimento.
Pré-requisitos: Laboratório Coral III


Instrumento Principal IV - Teclado/piano (2h/2c) 0140025
A disciplina baseia-se no estudo, discussão e análise de textos relativos à pedagogia pianística. Preparação de repertório escolhido com vista a seu desenvolvimento técnico-artístico. Propiciar aos alunos um aprofundamento dos conteúdos experimentados nos semestres anteriores
Pré-requisitos: Instrumento Principal III – Teclado/Piano

Instrumento Principal IV - Canto (2h/2c) 0140201
Desenvolvimento da homogeneidade vocal e do processo de afinação. Posicionamento de palco. Repertório variado abrangendo o erudito e o popular.
Pré-requisitos: Instrumento Principal III - Canto


Instrumento Principal IV – Violão (2h/2c) 0140203
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência e a capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades nos seguintes tópicos, todos voltados ao violão: a estrutura física do instrumento, suas partes, funcionamento, ajustes e manutenção; técnicas de afinação; postura corporal; técnica instrumental; a questão das unhas; desenvolvimento da sonoridade; leitura melódica e à primeira vista na quarta posição; repertório para segundo e terceiro anos de violão; escalas, ligados, traslados e arpejos; princípios de digitação e dedilhados; ataque com e sem apoio da mão direita.
Pré-requisitos: Instrumento Principal III - Violão


Instrumento Suplementar IV (Violão ou Piano) (2h/2c) 0140291
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência e a capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades nos seguintes tópicos, todos voltados ao violão ou ao piano: técnicas de afinação; postura corporal; técnica instrumental elementar; princípios de digitação e dedilhados; uso das unhas; desenvolvimento da sonoridade; montagem de acordes nas posições mais altas; leitura melódica na quarta e quinta posições; padrões rítmicos para acompanhamento; sistemas de notação de acordes; noções de harmonia funcional; harmonização de canções; análise e desenvolvimento harmônico; didática e emprego do instrumento como apoio harmônico em cursos de musicalização infantil.
Situação: Obrigatória aos alunos do Instrumento Principal Canto
Pré-requisitos: Instrumento Suplementar III (Violão ou Piano)


Técnica Vocal IV (2h/2c) 0140153
Estudo dos aparelhos respiratório, fonador e ressonador. Propriocepção do instrumento vocal. Impostação vocal. Relaxamento e tonicidade muscular. Exercícios progressivos e metódicos de relaxamento, respiração, articulação e ressonância. Vocalização e utilização de método de canto. Introdução ao repertório erudito através do estudo de árias antigas presentes na coleção Parisotti. Introdução ao repertório erudito brasileiro.
Situação: Obrigatória aos alunos do Instrumento Principal Piano e Violão
Pré-requisitos: Técnica Vocal III


Orientação e Prática Pedagógico-Musical III (4h/4c) 0140204
Prática de Ensino Médio: Inserção na realidade educacional de estágio para: observação, diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de proposta didático pedagógica, em consenso com o campo de estágio. Subseqüente prática pedagógica orientada seguida de relatório de etapas.
Pré-requisitos: Orientação e Prática Pedagógico-Musical I


Fundamentos da Educação Musical III (4h/4c) 0140048
A disciplina caracteriza-se na introdução ao estudo de currículos: a presença da filosofia, psicologia e sociologia na teoria e desenvolvimento curricular, os princípios de estruturação de um currículo de música. Inserção na realidade educacional de estágio para observação, diagnóstico, e avaliação da proposta didático pedagógica, em consenso com o campo de estágio. Possibilitando uma visão dos vários significados e representações que a música constrói dentro e fora da escola.
Pré-requisitos: Fundamentos da Educação Musical II


Educação Brasileira Organização e Políticas Públicas (4h/4c) 0350235
Estado e suas relações com as políticas públicas e políticas educacionais no percurso da história da educação brasileira; organização e funcionamento da educação básica no Brasil; a legislação, os sistemas educacionais e a organização da escola; a profissionalização docente; e o financiamento da educação.
Pré-requisitos: não há
5º semestre
Instrumento Principal V - Teclado/piano (2h/2c) 0140206
A disciplina baseia-se no estudo, discussão e análise de textos relativos à pedagogia pianística. Preparação de repertório escolhido com vista a seu desenvolvimento técnico-artístico. Propiciar aos alunos um aprofundamento dos conteúdos experimentados nos semestres anteriores.
Pré-requisitos: Instrumento Principal IV – Teclado/Piano


Instrumento Principal V - Canto (2h/2c) 0140207
Desenvolvimento de exercícios específicos para agilidade e dinâmica, com ênfase no fraseado, visando a execução de peças musicais de maior dificuldade. Recital de meio de curso com repertório variado abrangendo o erudito e o popular.
Pré-requisitos: Instrumento Principal IV - Canto


Instrumento Principal V – Violão (2h/2c) 0140209
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência e a capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades nos seguintes tópicos, todos voltados ao violão: técnicas de afinação; postura corporal; técnica instrumental; a questão das unhas; desenvolvimento da sonoridade; leitura melódica e à primeira vista na quinta posição; repertório para terceiro ano de violão; escalas, ligados, traslados e arpejos; princípios de digitação e dedilhados; ataque com e sem apoio da mão direita.
Pré-requisitos: Instrumento Principal IV - Violão


Regência Coral I (2h/2c) 0140210
A disciplina caracteriza-se na aquisição do gestual básico de regência, aplicação em compassos simples e compostos com alternâncias, ataques e cortes. Destaca ainda dinâmica de ensaio e execução de repertório.
Pré-requisitos: Laboratório Coral IV


Prática Instrumental em Grupo I (2h/2c) 0140211
A disciplina estrutura-se em realizar a prática de conjunto com diversos instrumentos, abordando o repertório da música popular brasileira e música gaúcha, por meio da elaboração de arranjos instrumentais baseados no estudo da obra (melodia, harmonia, letra e interpretação) e vida do compositor, com vistas a ampliar e diversificar o repertório de estilos da música brasileira.
Pré-requisitos: Teoria e Percepção Musical IV; Instrumento Principal IV


História da Música Popular Brasileira (2h/2c) 0590128
A disciplina pretende promover o estudo, compreensão e reflexão do desenvolvimento histórico da música popular brasileira, de suas primeiras manifestações até a atualidade.
Pré-requisitos: não há


Harmonia I (2h/2c) 0140267
Estudo do quarteto vocal clássico com harmonização de baixos e cantos dados, e aprendizado das técnicas de cifragem, dobramento e supressão. A disciplina pretende propiciar a experiência de escrita e percepção dos movimentos harmônicos unitônicos e das cadências harmônicas através de uma abordagem cordal, gradual e funcional
Pré-requisitos: TMPA IV


Orientação e Prática Pedagógico-Musical IV (4h/4c) 0140212
Prática pedagógica orientada em escolas especiais, escolas de música ou outros espaços de atuação do educador musical. Inserção na realidade educacional de estágio para: observação, diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de proposta didático pedagógica, em consenso com o campo de estágio. Subseqüente prática pedagógica orientada seguida de relatório de etapas.
Pré-requisitos: Orientação e Prática Pedagógico-Musical I


Fundamentos da Educação Musical IV (4h/4c) 0140049
Fundamentação teórica e instrumentalização técnica necessárias à sistematização da prática docente, tendo em vista a elaboração crítica do conhecimento. Recursos pedagógicos e musicais adaptados como instrumentos mediadores no processo de ensino-aprendizagem.
Pré-requisitos: Fundamentos da Educação Musical III


Pesquisa em Música I (4h/4c) 0140226
A disciplina estrutura-se na introdução à pesquisa em música, na caracterização das abordagens, dos principais métodos e técnicas de pesquisa utilizados na área.
Pré-requisitos: Fundamentos da Educação Musical II


Pré-Estágio Supervisionado em Educação Musical I (4h/4c) 0140050
Inserção na realidade educacional objeto de estágio para: observação, diagnóstico, planejamento e avaliação de proposta didático pedagógica, em consenso com o campo de estágio Técnicas de ensino e situação simulada. Subseqüente prática pedagógica como monitoração orientada seguida de relatório de etapas.
Pré-requisitos: Fundamentos da Educação Musical IV
6º semestre
Instrumento Principal VI- Teclado/piano (2h/2c) 0140214
A disciplina baseia-se em pressupostos teórico-práticos para levar o aluno a desenvolver a leitura fluente em pauta dupla, bem como realizar acompanhamento de peças de repertório vocal erudito e popular.
Pré-requisitos: Instrumento Principal V – Teclado/piano


Instrumento Principal VI - Canto (2h/2c) 0140215
Aprimoramento do apoio vocal, da impostação e do uso adequado do vibrato. Repertório variado abrangendo o erudito e o popular.
Pré-requisitos: Instrumento Principal V - Canto


Instrumento Principal VI – Violão (2h/2c) 0140217
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência e a capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades nos seguintes tópicos, todos voltados ao violão: técnica instrumental; a questão das unhas; desenvolvimento da sonoridade; leitura melódica e à primeira vista na sexta posição; repertório para quarto ano de violão; escalas, ligados, traslados e arpejos; princípios de digitação e dedilhados; ataque com e sem apoio da mão direita; padrões rítmicos para acompanhamento; sistemas de notação de acordes; noções e práticas de improvisação.
Pré-requisitos: Instrumento Principal V - Violão


Regência Coral II (2h/2c) 0140218
A disciplina caracteriza-se na aquisição do gestual direcionado a grupos infantis, infanto-juvenis e juvenis. Destaca ainda o desenvolvimento músico-vocal da criança e do adolescente e execução de repertório.
Pré-requisitos: Regência Coral I


Prática Instrumental em Grupo II (2h/2c) 0140219
A disciplina caracteriza-se por realizar prática de conjunto com diferentes instrumentos abordando repertório da música popular brasileira e música gaúcha, com vistas a desenvolver a percepção do conjunto de instrumentos, o arranjo instrumental e execução em grupo.
Pré-requisitos: Prática Instrumental em Grupo I


Harmonia II (2h/2c) 0140268
Estudo da harmonização de baixos e cantos unitônicos, com emprego de acordes de 3 e 4 sons. A disciplina pretende propiciar a experiência de escrita e percepção de movimentos harmônicos, encadeamentos, variantes de cadências, através de uma abordagem cordal, gradual e funcional.
Pré-requisitos: Harmonia I


Fundamentos de Contraponto (2h/2c) 0140165
A disciplina caracteriza-se em introduzir o aluno no ensino do contraponto tonal, a partir da sistemática das cinco espécies a duas vozes como alicerce na habilidade de identificar vozes, um auxílio à compreensão da estrutura do discurso musical, sendo indispensável à análise musical.
Pré-requisitos: TMPA IV


Estágio Supervisionado em Educação Musical I (4h/4c) 0140258
Prática de Ensino Fundamental – 1ºº e 2ºº, 3º e 4º ciclos: Inserção na realidade educacional do objeto de estágio para planejamento, execução e avaliação da proposta didático pedagógica, em consenso com o campo de estágio. Subseqüente prática pedagógica orientada seguida de relatório de etapas.
Pré-requisitos: Pré-Estágio Supervisionado em Educação Musical I


Pesquisa em Música II (4h/4c) 0140234
A disciplina caracteriza-se em fornecer subsídios sobre a redação de monografias, dissertações, teses, artigos e projetos de pesquisa. São discutidos os significados de cada um destes trabalhos acadêmico-científicos, bem como a elaboração de um projeto de pesquisa individual.
Pré-requisitos: Pesquisa em Música I


Prosódia Musical (2h/2c) 0140160
A disciplina estrutura-se na aplicação de elementos da prosódia literária com elementos musicais, visando vivências teórico-práticas na composição musical.
Pré-requisitos: TMPA IV
7º semestre
Instrumento Principal VII - teclado/piano (2h/2c) 0140221
A disciplina organiza-se de forma a evidenciar a importância da abordagem teórico-prática no ensino do teclado para um bem sucedido processo de ensino-aprendizagem.
Pré-requisitos: Instrumento Principal VI – teclado/piano


Instrumento Principal VII – Violão (2h/2c) 0140223
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência e a capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades nos seguintes tópicos, todos voltados ao violão: técnica instrumental; leitura melódica e à primeira vista na sétima posição; repertório para quarto e quinto anos de violão; escalas, ligados, traslados e arpejos; princípios de digitação e dedilhados; ataque com e sem apoio da mão direita; padrões rítmicos para acompanhamento; sistemas de notação de acordes; noções e práticas de improvisação; análise e desenvolvimento harmônico; pesquisa e interpretação de repertório solista antigo, moderno e contemporâneo; gêneros, estilos e formas musicais; métodos, épocas e escolas violonísticas; técnicas de ensino do instrumento; didática e emprego do instrumento em cursos de musicalização infantil.
Pré-requisitos:Instrumento Principal VI - Violão


Regência Coral III (2h/2c) 0140224
A disciplina caracteriza-se na aquisição do gestual avançado. Ênfase nos aspectos técnicos tais como: ataques, cortes, fermatas, entradas, independência das mãos, dinâmica e troca de compassos, expressão das mãos. Análise musical, compreensão e interpretação dos diferentes estilos musicais.
Pré-requisitos: Regência Coral II


Harmonia III (2h/2c) 0460218
Estudo da harmonização de baixos e cantos unitônicos e modulantes. Experiências de escrita e percepção de encadeamentos, modulação a tons vizinhos, e desenvolvimento da escrita harmônica através de arranjos vocais e/ou instrumentais.
Pré-requisitos: Harmonia II


Análise Musical I (2h/2c) 0140235
Estudo dos elementos da análise musical, motivo e estrutura harmônica e melódica da frase. Aplicação destes elementos no estudo das formas binárias e ternárias simples, minueto e scherzo, rondó e tema e variações.
Pré-requisitos: Harmonia IV


Estética Musical (2h/2c) 0140220
A disciplina pretende estudar os aspectos da música em sua relação com a filosofia, a partir da reflexão e discussão sobre as principais questões concernentes ao tema abordadas pelos teóricos da estética musical.
Pré-requisitos: História da Música IV


Pré-Estágio Supervisionado em Educação Musical II (4h/4c) 0140282
Inserção na realidade educacional objeto de estágio para: observação, diagnóstico, planejamento e avaliação de proposta didático pedagógica, em consenso com o campo de estágio Técnicas de ensino e situação simulada. Subseqüente prática pedagógica como monitoração orientada seguida de relatório de etapas.
Pré-requisitos: Estágio Supervisionado em Educação MusicaI I


Projeto em Educação Musical I (4h/4c) 0140241
A disciplina baseia-se na orientação do objeto de estudo e na elaboração do projeto de pesquisa em Educação Musical.
Pré-requisitos:Todas as disciplinas até o 6º semestre
8º semestre
Instrumento Principal VIII - teclado/piano (2h/2c) 0140229
A disciplina estrutura-se em orientar o aluno para realizar apresentação musical pública através da preparação mental e o estudo adequado do repertório a ser apresentado, dando ênfase para a respiração fisiológica e fraseológica.
Pré-requisitos: Instrumento Principal VII – teclado/piano


Instrumento Principal VIII - Canto (2h/2c) 0140230
Preparação e apresentação de um recital (didático) de final de curso, com estudo detalhado das obras escolhidas. Repertório variado abrangendo o erudito e o popular.
Pré-requisitos: Instrumento Principal VII - Canto


Instrumento Principal VIII – Violão (2h/2c) 0140232
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência e a capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades nos seguintes tópicos, todos voltados ao violão: técnica instrumental; leitura melódica e à primeira vista na oitava e nona posições; repertório para quinto e sexto anos de violão; escalas, ligados, traslados e arpejos; princípios de digitação e dedilhados; ataque com e sem apoio da mão direita; padrões rítmicos para acompanhamento; sistemas de notação de acordes; noções e práticas de improvisação; análise e desenvolvimento harmônico; pesquisa e interpretação de repertório solista antigo, moderno e contemporâneo; gêneros, estilos e formas musicais; métodos, épocas e escolas violonísticas; técnicas de ensino do instrumento; didática e emprego do instrumento em cursos de musicalização infantil.
Pré-requisitos: Instrumento Principal VII - Violão


Regência Coral IV (2h/2c) 0140233
Constitui-se de atividades práticas da regência coral. Ênfase no gestual aplicado à execução de peças do repertório coral em diversos estilos e gênero.
Pré-requisitos: Regência Coral III


Análise Musical II (2h/2c) 0140236
A disciplina pretende desenvolver a percepção e compreensão para a realização de análise fraseológica e harmônica de obras musicais.
Pré-requisitos: Análise Musical I


Arranjo Vocal e Instrumental (2h/2c) 0140227
A disciplina caracteriza-se em utilizar e aplicar os conhecimentos harmônicos para a realização de arranjos vocais e instrumentais.
Pré-requisitos: Harmonia IV


Harmonia IV (2h/2c) 0460219
A disciplina pretende desenvolver a realização de encadeamentos harmônicos unitônicos e modulantes. Enriquecer a escrita harmônica e a percepção através da prática da utilização de notas estranhas aos acordes (notas melódicas), acordes de 6ª napolitana e 9ª da dominante, variantes de cadência no encadeamento de acordes. Desenvolver a prática de harmonização de um canto dado.
Pré-requisitos: Harmonia III


Projeto em Educação Musical II (TCC) (4h/4c) 0140246
A disciplina baseia-se na orientação do objeto de estudo, realização de seminários, conclusão, redação e defesa do trabalho de conclusão do curso (TCC).
Pré-requisitos: Projeto em Educação Musical I


Estágio Supervisionado em Educação Musical II (4h/4c) 0140283
Prática de Ensino Médio: Inserção na realidade educacional do objeto de estágio para planejamento, execução e avaliação da proposta didático pedagógica, em consenso com o campo de estágio. Subseqüente prática pedagógica orientada seguida de relatório de etapas.
Pré-requisitos: Pré-Estágio Supervisionado em Educação Musical I


disciplinas da formação livre e complementar (ensino)
Educação Corporal e Vocal e na Educação Infantil (2h/2c) 0140277
A disciplina organiza-se por uma análise de pressupostos teórico- práticos com vistas a discussão dos fundamentos da expressão corporal e vocal na Educação Infantil.
Pré-requisitos: Expressão Corporal

Educação Corporal e Vocal e na IIIª Idade (2h/2c) 0140278
A disciplina organiza-se por uma análise de pressupostos teórico- práticos com vistas a discussão dos fundamentos da expressão corporal e vocal na IIIª Idade.
Pré-requisitos: Expressão Corporal

Música e Tecnologia (2h/2c) 0140270
A disciplina tem por intuito informar e esclarecer os alunos sobre tópicos do uso da tecnologia musical, equipamentos e instrumentos eletrônicos, bem como da linguagem técnica musical (midi, sampler) apresentando aulas expositivas e práticas, exemplos com audições, vídeos e performance.
Pré-requisitos: Harmonia IV


Leitura e Grafia (2h/2c) 0140272
A disciplina se deterá em rítmica, o parâmetro mais sensorial e elementar da música. A disciplina também privilegiará o futuro professor de educação musical, desenvolvendo, nele, as aptidões essenciais ao manuseio rítmico e dando-lhe subsídios para sua futura atividade como educador.
Pré-requisitos: não há.


Psicologia da Música (2h/2c) Psicologia da Música
A disciplina organiza-se na discussão e análise de questões relevantes para a percepção, performance e aprendizagem da música, e suas implicações no desenvolvimento psicológico, aspectos cognitivos da teoria musical e percepção e também os aspectos emocionais propiciados pela experiência musical. Contato com a pesquisa sobre avaliação de habilidades e pensamento musical crítico.
Pré-requisitos: TMPA II


Sociologia da Educação Musical (2h/2c) 0140198
A disciplina baseia-se na reflexão das condições sociais e os efeitos da música, assim como relações sociais, relacionadas à música. Considera o manuseio da música como processo social e analisa o comportamento do homem relacionado com a música e as influências sociais, instituições e grupos.
Pré-requisitos: Fundamentos Psicológicos da Educação


Tópicos em Educação Musical (2h/2c) 0140225
A disciplina baseia-se no estudo, discussão e análise de textos relativos à área de Educação Musical. Caracteriza-se por abordar temas específicos relacionados às pesquisas dos docentes e do interesse e necessidade dos alunos.
Pré-requisitos: Fundamentos da Educação Musical II


Tópicos em Expressão Corporal (2h/2c) 0140293
A disciplina visa a capacitação dos alunos no campo da expressão corporal, com base na instrumentalização pessoal e de discussão sobre a aplicabilidade da linguagem no processo de ensino- aprendizagem em todos os níveis.
Pré-requisitos:
Expressão Corporal


Teatro na Educação I (2h/2c) 0140247
A disciplina procura suscitar reflexões sobre as relações entre o teatro e a educação, buscando através do estudo teórico, contextualização histórica e da prática de diferentes abordagens dramáticas da educação, analisar as implicações do teatro no ensino formal e não- formal.
Pré-requisitos: não há.


Teatro na Educação II (2h/2c) 0140248
A disciplina procura instrumentalizar o acadêmico, com os jogos teatrais e improvisações, para o trabalho de iniciação com o ensino do teatro na Educação Básica.
Pré-requisitos: Teatro na Educação I


Teatro na Educação III (2h/2c) 0140249
Análise dos pressupostos teóricos da prática da linguagem teatral e sua aplicação no processo de ensino- aprendizagem em Artes.
Pré-requisitos: Teatro na Educação II


Teatro na Educação IV (2h/2c) 0140250
A disciplina capacita o aluno para a organização de trabalho com a linguagem teatral em uma escola, a partir do domínio dos elementos dos jogos teatrais e de técnicas de expressão corporal associadas a exercícios de improvisação de cenas.
Pré-requisitos: Teatro na Educação III


Teoria musical e Percepção Auditiva V (2h/2c) 0140274
A disciplina visa desenvolver aptidões musicais tanto teóricas quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um sólido aporte teórico.
Pré-requisitos: Teoria musical e Percepção Auditiva IV


Teoria musical e Percepção Auditiva VI (2h/2c) 0140161
A disciplina visa desenvolver aptidões musicais tanto teóricas quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um sólido aporte teórico.
Pré-requisitos: Teoria musical e Percepção Auditiva V


História da Música Brasileira (2h/2c) 0590126
A disciplina pretende promover o estudo, compreensão e reflexão do desenvolvimento histórico da música erudita brasileira, das primeiras manifestações do período colonial até a Semana de Arte Moderna de 1922..
Pré-requisitos: não há.


Oficina de Instrumentos (4h/4c) 0590161
Subsídios para a criação e construção de instrumentos musicais de sopro, de corda e percussão primários, utilizados na educação musical. Prática de experimentação musical integrando os instrumentos criados com instrumentos convencionais.
Pré-requisitos: não há.


Flauta-Doce I (2h/2c) 014135
Desenvolvimento das habilidades técnico-musicais básicas para a execução da Flauta-Doce, através de pequenas melodias, escalas e arpejos. Ênfase a respiração, a postura do corpo, a sonoridade, ao fraseado e a afinação.
Pré-requisitos: Teoria Musical e Percepção Auditiva I


Flauta-Doce II (2h/2c) 0140146
Desenvolvimento das habilidades técnico-musicais para a execução da Doce, através de pequenas melodias, escalas e arpejos. Ênfase a respiração, a postura do corpo, a sonoridade, ao fraseado e a afinação.
Pré-requisitos: Flauta-Doce I


Tópicos sobre Princípios Básicos do Som e da Física (2h/2c) 0140294
A disciplina baseia-se no estudo das noções fundamentais de acústica tratando da propagação, da percepção e da produção do som, dando especial importância à transposição dos conceitos gerais da acústica para a compreensão musical. Pré-requisitos: não há.


creative commons] Universidade Federal de Pelotas | Centro de Artes