home CA | portal UFPEL
IAD Instituto de Artes e Design


formação complementar

O núcleo de formação complementar é composto por atividades que tem como objetivo o cumprimento na graduação e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação de modo a permitir que o estudante compreenda a vida acadêmica articulada com estas três dimensões, presentes no ideário das universidades brasileiras desde a constituição de 1988. De maneira que, na integralização do total da carga horária deste núcleo de formação, deve-se estabelecer uma equivalência entre atividades dos três âmbitos.

integralização da formação complementar

definições gerais
A formação complementar é composta por estes três núcleos de atividades (ensino, pesquisa e extensão), onde cada um deles possui um mínimo de horas a ser cumprido para a integralização durante o percurso do estudante na graduação. As quantidades de horas em cada um deles, assim como as atividades consideradas válidas para cada núcleo, estão listadas abaixo.

Entre os núcleos de pesquisa e extensão, no caso da insuficiência de horas em algum deles, e considerando os diferentes percursos a partir da caminhada do estudante, é possível a transposição de horas excedentes de um para outro. No entanto, se fizer uso destas horas transpostas, o aluno deverá obter o mínimo de 60 horas em atividades pertencentes ao núcleo que será complementado.

Por exemplo, se faltarem 100 horas de pesquisa em um total de 125 horas, o estudante deverá cumprir 35 horas de atividades de pesquisa e poderá complementar o restante (65 horas) com atividades excedentes transpostas da extensão.

atividades de ensino
Cursar disciplinas da formação livre (veja no currículo), mas obrigatoriamente oferecidas pelo curso. Você deve cursar 102 horas (1 disciplina de 4h/4c e 1 disciplina de 2h/2c). Além disso, são contabilizadas as horas em participação nos projetos de ensino oferecidos pelo curso ou por outros cursos da UFPEL tendo como limite o máximo de horas o total das atividades de ensino (102 horas).

atividades de pesquisa
Realizar atividades de pesquisa e iniciação científica oferecidas na UFPEL durante o curso. Você deve somar 125 horas comprovadas com certificados e atestados a partir da tabela.

atividades de extensão
Realizar atividades de extensão oferecidas na UFPEL durante o curso. Você deve somar 125 horas comprovadas com certificados e atestados a partir da tabela.


Veja aqui os parâmetros para creditação de atividades complementares dos cursos de design


como faço para validar minhas comprovações?


Você deve entrar em contato com o colegiado e marcar um horário para levar os comprovantes originais, apenas os originais. Os comprovantes serão avaliados pelo professor orientador das atividades complementares.

A comprovação considerada válida para a intergralização será registrada em um formulário e o estudante deverá enviar, posteriormente, ao colegiado a versão digital escaneada destes originais. O envio pode ser feito pelo e-mail do colegiado para design.ufpel@gmail.com (arquivos com até 25mb).
conceitual design